História

Os 71 anos do Departamento de Imprensa Oficial

Um cidadão só pode fiscalizar seu governo quando é informado sobre os atos dos seus representantes. É por isso que, no Brasil, qualquer ação de governo só é válida se tiver sido publicado em um veículo de comunicação oficial e público. No Paraná, há 66 anos é a Imprensa Oficial que cumpre este papel.

Mas sendo testemunha dos mais importantes acontecimentos do Estado e do país, a Imprensa Oficial do Paraná, ao cumprir seu dever, também vem escrevendo sua própria história. A imprensa só surge devido aos fatos políticos, sociais e econômicos, que levaram ao nascimento da comunicação tipográfica no Estado, no início do século XX.

Em 1912, junto com o esforço para implantar a tipografia no Paraná, começa a ser distribuído O Diário Oficial do Estado do Paraná, veículo de comunicação oficial do governo paranaense.

Três décadas depois, em 27 de junho de 1946, é criado o Departamento de Imprensa Oficial do Estado do Paraná (DIOE), à época subordinado à Secretaria do Interior, Justiça e Segurança Pública.

A sede atual da Imprensa Oficial, na Rua dos Funcionários, só seria inaugurada 26 anos mais tarde, em 1972. Foi nessa época que o órgão ganhou um parque gráfico completo, composto por equipamentos importados dos EUA.

Hoje a Imprensa Oficial do Estado é uma entidade autárquica, dotada de personalidade jurídica de direito público e vinculada à Secretaria da Comunicação Social. A instituição tem patrimônio e receita próprios e autonomia administrativa, técnica e financeira.

O órgão é responsável pela edição do Diário Oficial Executivo, Suplemento de Concursos Públicos, Diário Oficial Comércio Indústria e Serviços, Diário da Assembleia e Diário do Município de Curitiba. E ainda produz quaisquer impressos para o governo e demais órgãos públicos.

Além de divulgar os atos oficiais do governo, a Imprensa é uma difusora da história e cultura paranaense. Nas máquinas da Imprensa Oficial, são impressos diversos títulos históricos, informativos, biografias, contos e poesias.

MODERNIZAÇÃO - Em fase de expansão tecnológica, investimentos têm sido feitos para modernizar a Imprensa Oficial e torná-la mais eficiente e sintonizada com os avanços da indústria gráfica. Preocupada com a melhoria e controle dos processos internos, o DIOE implantou seu sistema de gestão da qualidade, com base na NBR ISO 9000:2008.

Para garantir um ambiente de trabalho com segurança para seus colaboradores, foi implantada a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Todo ano a Imprensa Oficial cresce, e isso só ocorre porque ela acompanha o desenvolvimento econômico e cultural do Paraná.