Sessão Sabedoria exibe o filme Histórias Cruzadas 29/05/2019 - 08:00

Maio chega ao fim com mais uma exibição do Sessão Sabedoria, projeto do Museu da Imagem e do Som do Paraná voltado para a plateia a partir dos 60 anos. A atração deste mês é “Histórias Cruzadas” (EUA, 2011), longa-metragem do diretor norte-americano Tate Taylor (de Garota no Trem), adaptado do best seller homônimo de Kathryn Stockett.

O filme, que será exibido às 15 horas, com entrada gratuita, tem como personagem central a jornalista e aspirante a escritora Skeeter Phelan (Emma Stone, de “La La Land”), uma jovem branca que retorna a sua cidadezinha no interior do estado do Mississippi, no sul profundo dos Estados Unidos dos anos 1960, e resolve escrever sobre as mulheres negras que, desde o fim da escravidão, servem à elite local como empregadas domésticas.

A primeira a prestar depoimento a Skeeter é Aibileen (Viola Davis), criada de uma das suas melhores amigas de infância. Em princípio, as outras empregadas veem o projeto com desconfiança, receosas que revelar a verdade sobre o que acontece em suas relações com as famílias para quem trabalham pode lhes trazer problemas, como o desemprego.

Grande sucesso de bilheteria, “Histórias Cruzadas” foi indicado ao Oscar em quatro categorias: melhor filme, atriz (Viola Davis) e atriz coadjuvante, disputado por Jessica Chastain e Octavia Spencer, que acabou vencendo a estatueta.

Interessante painel das relações interraciais na América do Norte, em um momento em que os movimentos civis começavam a ganhar fôlego, o filme será tema de um debate mediado pelo historiador José Luiz Carvalho, após a sessão.

Serviço: Sessão Sabedoria com o filme Histórias Cruzadas.

Data: 31 (sexta-feira).

Horário: 15 horas.

Local: Museu da Imagem e do Som do Paraná - Rua Barão do Rio Branco, 395. Centro – Curitiba/PR. Entrada gratuita.

www.mis.pr.gov.br