Notícias

10/02/2020

Paraná participa de evento sobre ODS nos Emirados Árabes Unidos

O Governo do Paraná participará da maior conferência global sobre urbanização, a World Urban Forum (WUF10), que acontecerá em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, a partir deste sábado (08). A décima sessão do Fórum, que traz o tema “Cidades de Oportunidades: Conectando Cultura e Inovação”, ocorrerá até 13 de fevereiro e reunirá milhares de gestores públicos, políticos, acadêmicos, empresários, líderes comunitários e planejadores urbanos de diversos países.

O secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, representará o Governo do Paraná e discursará em sessão especial. O encontro reunirá representantes de municípios, Estados, governos e organizações internacionais, que vão apresentar e discutir abordagens inovadoras para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Paraná é o único Estado brasileiro a participar da sessão. “O Paraná é um dos Estados mais engajados com os ODS e pioneiro na implementação regional da agenda 2030 da ONU”, afirma o secretário Bernardo Jorge. “Os ODS, inclusive, deram subsídios para a formulação do planejamento e monitoramento de nossas ações governamentais”, acrescenta o secretário.

CONSELHO - O governador Carlos Massa Ratinho Junior lidera o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDESPR), cujo objetivo é implementar, fomentar e acompanhar os ODS no Estado. O CEDESPR é formado por secretarias de Estado e parceiros, a exemplo da 3º Inspetoria do Tribunal de Contas do Paraná, que atua em conjunto em ações para a implementação da Agenda 2030 e do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.  Paraná também é o primeiro Estado do Brasil a firmar um termo de cooperação com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Durante o fórum, o Centro de Empreendedorismo, Regiões e Cidades da OCDE lançará o relatório "Uma Abordagem Territorial aos ODS", que inclui contribuições de outras oito regiões do mundo que fazem parte do projeto.

O relatório analisa como as cidades estão cada vez mais utilizando os ODS para projetar e implementar suas estratégias, políticas e planos de desenvolvimento. O documento apresenta uma lista de verificação para ações públicas e propõe uma estrutura de indicadores locais da OCDE para os ODS.

DE OLHO NOS ODS - Para agilizar a implantação dos ODS, o Paraná desenvolveu uma estratégia chamada “Paraná de Olho nos ODS”, que oferece ferramentas para o acompanhamento, análises e execução eficiente de políticas. A ferramenta promove, ainda, a integração de atores do Estado e da sociedade civil para a articulação das iniciativas.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definem a agenda global para a próxima década para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir prosperidade para todos. Eles englobam 169 metas que demonstram a escala e a ambição da Agenda 2030, assinada por 193 países em 2015. Eles buscam efetivar as conquistas dos direitos humanos, a partir de três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.