Hemepar homenageia instituições parceiras na doação de sangue
13/12/2017 - 13:00

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) comemora nesta semana 35 anos de fundação. Ao longo de sua história a unidade se consolidou como o principal banco de sangue do Estado. Atualmente, 86% da demanda por sangue e hemoderivados de hospitais e demais serviços de saúde do Paraná são atendidos pelo Hemepar.
Para celebrar esta marca o Governo do Estado faz questão de reconhecer o trabalho de instituições parceiras que atuam no incentivo à doação de sangue. Eventos regionais são realizados em todo o Paraná para homenagear também dezenas de doadores fidelizados.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o momento é de agradecer a todas essas pessoas que contribuem tanto para que vidas sejam salvas. “Doar sangue é um ato voluntário e de extrema solidariedade. Um gesto de amor que merece ser valorizado a todo instante. É graças a esta iniciativa que podemos manter os estoques de sangue em níveis seguros”, destacou.
Com unidades descentralizadas em 22 municípios, o Hemepar ganhou posição de destaque dentro do organograma da Secretaria de Estado da Saúde nos últimos anos. Desde 2011, já foram investidos cerca de R$ 90 milhões no apoio à modernização da infraestrutura de atendimento. Além de obras, a hemorrede estadual também foi contemplada com uma série de equipamentos neste período.
“Hoje podemos oferecer o que há de melhor em estrutura para quem deseja doar sangue. Isso sem contar as melhorias que fizemos nos nossos ambulatórios que atendem aqueles pacientes que têm doenças do sistema sanguíneo”, ressaltou o secretário.
Para manter o estoque abastecido são necessárias 14 a 15 mil bolsas de sangue por mês no Estado, algo em torno de 700 a 800 por dia. Em contrapartida, a hemorrede estadual mensalmente recebe 17 mil candidatos à doação e, em média, 14 mil estão aptos a doar sangue.
PARCEIROS - Para que as pessoas compareçam de forma frequente às unidades do Hemepar, o Governo do Estado conta com diversas iniciativas. Entre os homenageados está a da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, que promoveu a campanha “Doe Sangue pelo Esporte”. Ao longo de todo o mês de junho atletas apoiados pelo programa de incentivo da prefeitura participaram de eventos e convocaram a população para doar sangue.
De acordo o representante da secretaria municipal Thiago Soares, a mobilização também contou com a participação efetiva dos clubes de futebol da Capital. “As torcidas de Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná Clube nos ajudaram bastante com doações. Além disso, tivemos a contribuição importante dos nossos atletas, que são exemplos para a comunidade e levaram a mensagem da doação”, disse.
Outro homenageado nesta segunda foi Diego Wagner Zambão, doador de sangue há 13 anos. Ele conta que já fez mais de 40 doações e comparece ao Hemepar sempre que é chamado. “Saber que estou ajudando alguém é muito gratificante. E como sou um doador fenotipado, a alegria é ainda maior, porque sei que estou contribuindo para a saúde de uma criança em tratamento”, ressaltou.
ATENDIMENTO - Responsável pela captação, processamento, armazenamento e distribuição de sangue, o Hemepar também se destaca pelo atendimento ambulatorial de pacientes com doenças relacionados ao sistema sanguíneo. São assistidos pelo menos 1,3 mil pacientes portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias - conhecidas como doenças do sangue - que precisam de hemoderivados e/ou hemocomponentes para sobreviver.
Todos os meses são feitos ainda cerca 138 mil exames sorológicos, 15 mil transfusões de sangue e produzidos 14 mil hemocomponentes. “Temos uma capilaridade muito grande no Paraná. Hoje atendemos 384 hospitais, o que mostra a relevância dos nossos serviços”, explica o diretor-geral do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach.
Neste ano, o Hemepar também iniciou um trabalho inédito de capacitação de agentes comunitários de saúde para sensibilizar novos doadores. Mais de 1,1 mil profissionais de Curitiba e Região Metropolitana já participam do projeto. A ideia é utilizar as equipes da atenção primária para levar informações sobre doação de sangue durante as visitas casa a casa.
Marina Pires, agente comunitária de saúde de Campina Grande do Sul, conta que a recepção das pessoas tem sido boa e que muitos se sensibilizam. “Explicamos quais são os requisitos para se tornar um doador e orientamos sobre os locais de doação. É um trabalho que entrou na nossa rotina e que as pessoas têm se interessado bastante”, disse ela, que representou todos os agentes comunitários na cerimônia de homenagem.
PASSO A PASSO - Para se tornar doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, passar por uma breve entrevista e ser considerado apto nos exames solicitados. Menores de idade precisam da autorização dos responsáveis. Homens podem doar a cada dois meses e as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses entre cada doação.
Quem faz três ou mais doações em um período de 12 meses tem direito a um certificado de doador fidelizado. O documento garante uma série de benefícios, como pagar meia-entrada em shows, espetáculos culturais, eventos esportivos, cinemas e exposições, entre outros. Para manter o certificado válido é preciso doar sangue pelo menos duas vezes a cada 12 meses.
SERVIÇO – Para saber mais informações sobre locais, dias e horários de doação ligue 0800-645-4555.

Veja a lista de homenageados:
1. Sanepar
2. Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba
3. Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba
4. Detran
5. Justiça Federal-PR
6. Ministério Público do Paraná
7. Copel
8. Polícia Rodoviária Federal
9. Cindacta II
10. Polícia Civil-PR
11. Polícia Militar-PR