Governo e Fundação Lemann discutem parceria para rede de ensino 06/06/2019 - 09:00

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário de Educação, Renato Feder, receberam nesta quarta-feira (5), no Palácio Iguaçu, representantes da Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos que mantém parcerias com diversos Estados para discutir a gestão da área. O intuito é estreitar a cooperação iniciada em janeiro para melhorar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) já em 2020.

Um dos grandes gargalos da Educação é a alfabetização básica. Para diminuir os índices de analfabetismo antes do 3º ano, a Secretaria da Educação e a Fundação Lemann planejam melhorar a integração com os municípios, responsáveis pelo primeiro acesso das crianças, através de um programa de metas e incentivos financeiros. O Ceará, Estado que mais avançou nessa área nos últimos anos, estabelece um modelo de rateio do ICMS com base nos resultados educacionais.

Também esteve na pauta do encontro com o governador um modelo de capacitação para os secretários municipais da Educação. O objetivo é unificar as boas práticas e políticas públicas em torno de espaços adequados para a alfabetização e valorização dos profissionais. Esse modelo, explicou o secretário Renato Feder, permite entender melhor as questões pertinentes à educação básica para minimizar os impactos na sequência dos ensinos Fundamental e Médio.

O governador e o secretário de Educação ainda apresentaram aos representantes da Fundação um plano para aumentar a oferta de escolas de Ensino Médio em tempo integral. O objetivo é atacar a evasão escolar. No ano passado, 89 mil estudantes matriculados abandonaram os estudos. Esse modelo deve alcançar mais de 100 escolas nos próximos quatro anos.

GESTÃO - Os representantes da Fundação Lemann também elogiaram a diretriz da Secretaria de Educação de estabelecer um concurso para a escolha dos 32 novos chefes dos núcleos regionais. Outros estados já estão replicando essa medida.

O processo valoriza o conjunto de competências dos educadores, que vão desde a experiência de gestão até os resultados obtidos pelos professores quando ocuparam cargos de liderança. O objetivo do governador é que esse modelo pensado para a Educação fomente novas mudanças na estrutura do Estado para atingir, futuramente, outras pastas.

FREQUÊNCIA ESCOLAR – Renato Feder também comentou o sucesso de implementação do programa Presente na Escola, lançado na semana passada. Ele reúne uma série de estratégias de acompanhamento de frequência e combate ao abandono, desde o monitoramento até a articulação com a rede de proteção. Cada escola terá um objetivo de frequência para ser atingido. Atualmente, apenas 85% dos cerca de 1 milhão de estudantes frequentam as escolas regularmente.

PROVA PARANÁ – O governador destacou a implementação do programa Prova Paraná em âmbito estadual, que permite a avaliação periódica dos alunos para entender os problemas da alfabetização. A segunda prova será aplicada na semana que vem. O programa conta com a adesão de 398 municípios – apenas Curitiba, que já aplica modelo similar, ficou de fora. O intuito é preparar melhor os alunos a partir da identificação de suas dificuldades diárias.