Governador em exercício recebe cônsules de 14 países 11/03/2019 - 08:31

O governador em exercício Darci Piana se reuniu nesta sexta-feira (8) com 13 cônsules de 14 países da Europa, Ásia e das Américas. A reunião no Palácio Iguaçu também contou com a participação do Chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná, embaixador Igor Kipman.

O governador em exercício destacou que o Paraná é o “Estado da vez” para investimentos em infraestrutura e agronegócios. Ele disse que o Estado deve receber um novo ciclo de investimentos nos próximos anos com as concessões de quatro aeroportos e rodovias federais e estaduais, feitas pela União, além de parcerias para absorver tecnologia para a produção de leite, grãos e frangos, e negócios na área de segurança das fronteiras.

Darci Piana ressaltou a viagem do governador Carlos Massa Ratinho Junior aos Estados Unidos e disse que o Paraná prepara a instalação de um escritório no Vale do Silício, além de parcerias com universidades e institutos de tecnologia para engrandecer o papel da Celepar.

“O Paraná tem um potencial extraordinário de crescimento. Essa nova fase dos governos estadual e federal, com a perspectiva da reforma da Previdência, dá a segurança de que o país vai melhorar. A impressão que eu tenho é que o Paraná é o Estado da vez”, afirmou Piana. “Muitos empresários e bancos mundiais têm chegado ao nosso governo para conversar a respeito de investimentos”.

PARCERIAS - Para Andreas Hoffrichter, cônsul honorário da Alemanha, o Paraná é benquisto pelos investidores internacionais. “A Alemanha o vê com interesse. Sempre foi um Estado que se destacou, teve crescimento de PIB superior à média brasileira. Os empresários alemães estão querendo investir no Paraná, tem muitas oportunidades de negócios”, destacou.

No encontro, Hoffrichter também afirmou que o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, virá ao Paraná no fim de março para buscar parcerias para a indústria de energias renováveis.

Já Blanca Hernando Barco, cônsul honorária da Espanha, disse que o país tem interesse em negócios da área de infraestrutura e logística. “É uma nova era em que muitos investimentos voltarão para o Paraná. A Espanha tem investimentos muito grandes em parques eólicos, trens e aeroportos. Tem interesse na infraestrutura como um todo”, afirmou.

A cônsul também destacou que Curitiba vai receber neste mês o Smart City Expo 2019 em parceria com a espanhola FIRA Barcelona. O congresso vai trazer empreendedores de todo o mundo ao Paraná.

PONTES - O governador em exercício e o cônsul-geral do Paraguai, embaixador Carlos Fleitas Rodriguez, frisaram no encontro que a parceria estratégica entre os países pela fronteira paranaense possibilitará a construção da segunda ponte em Foz do Iguaçu para desafogar o tráfego pesado de caminhões da Ponte Internacional da Amizade.

A ponte que vai ligar Foz do Iguaçu a Presidente Franco já foi licitada e a obra contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), em 2014. O projeto, no entanto, não teve continuidade e agora será retomado com recursos de Itaipu. A obra tem custo previsto de R$ 302,5 milhões (considerando estrutura e desapropriações), além de R$ 104 milhões para a construção de uma perimetral no lado brasileiro.

Os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, se encontrarão novamente em Brasília na próxima semana para acertar os últimos detalhes do acordo.

AGRONEGÓCIO – O Paraná também se prepara para modernizar a produção de frango e carne vermelha para abrir novos mercados no Oriente Médio e Europa Oriental. Segundo o cônsul honorário da Turquia, Luiz Alberto Lenz César, o Estado pode ampliar a oferta de frigoríficos capazes de abater frango no modelo halal, que respeita o ritual muçulmano. Ele também destacou que o Paraná deve começar a enviar gado vivo para o Oriente a partir do porto de Paranaguá, nos moldes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O cônsul honorário da República Tcheca, Rui Lemes, disse que os empresários do país têm interesse em vacinas veterinárias e que o país europeu e o Brasil já conversam sobre a troca de tecnologias nas áreas de produção de leite e segurança.

Darci Piana destacou que os produtores do Paraná precisam de novos mercados para ampliar os seus investimentos. “O caminho é o diálogo, a conversa, mostrar nosso potencial, receber as propostas e também ajudar a vender, que é a nossa missão. Fazer com que os empresários do Paraná tenham mercado e possibilidade de expandir as suas vendas para o comércio exterior”, acrescentou.

PREVIDÊNCIA – Segundo Thomas Augusto do Amaral Neves, presidente do corpo consular e cônsul honorário da Albânia e da República Dominicana, o Paraná tem 45 representações consulares e pode expandir seus negócios nesse novo ciclo de investimento. Ele citou, no entanto, a necessidade de aprovação da reforma da Previdência.

“Essa integração entre governo e os países aqui representados é muito importante para incrementar ainda mais os negócios e também o intercâmbio cultural entre os universitários dos países aqui representados. O Paraná é um Estado muito bem-visto, mas o Brasil ainda precisa definir algumas coisas, como a reforma da Previdência, para que os países se sintam mais confortáveis em fazer investimentos nesse momento”, afirmou.

A reforma foi apresentada em fevereiro pelo presidente Jair Bolsonaro e aguarda aprovação do Congresso Nacional.

PARTICIPAÇÕES – Também participaram do encontro o cônsul-geral do Japão, Hajime Kimura; e os cônsules honorários da Áustria, Tércio Gritsch; de Bangladesh, Marcelo Grendel Guimarães; de Filipinas, Kiyoshi Ishitani; da Guatemala, Norberto de Castilho; da Síria, Gourg Abdullah; e da Ucrânia, Mariano Czaikowski.