Estado promove ações ambientais no Norte e Norte Pioneiro 15/04/2019 - 08:20

A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo promoveu nesta semana diversas ações em Londrina, Sertaneja e Centenário do Sul. Houve o plantio de árvores e soltura de peixes, além da Tenda da Sustentabilidade com exposição didática para as crianças e distribuição de materiais de educação ambiental. As ações fazem parte do Programa Educação Ambiental para Bacias Hidrográficas.

Durante a transferência da sede do Executivo Estadual para Londrina, desde quarta-feira (10), o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o vice-governador Darci Piana, secretários de Estado e diretores de empresas vinculadas e autarquias atenderam prefeitos, lideranças e despacharam durante a Expolondrina, no Parque de Exposições Ney Braga.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, também participou da feira – atendeu prefeitos, entregou tubos de concreto para diversos municípios e títulos de regularização fundiária. Ele visitou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e participou do Congresso Municipal de Turismo.

SOLTURA DE PEIXES – Foram soltos 100 mil peixes em cada município, no Rio Paranapanema. O rio foi repovoado com 120 mil Pacus, 40 mil curimbatás e 40 mil piaparas.

PLANTIO DE ÁRVORES – Mudas de árvores foram plantadas em cada município. Em Sertaneja, as mudas nativas foram fornecidas pelo viveiro do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em Ibiporã. Em Centenário do Sul, foram plantadas árvores nativas e urbanas, entregues pela prefeitura.

Participaram das atividades 150 crianças de escolas municipais de cada cidade.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Em Serteja e Centenário do Sul, a Tenda da Sustentabilidade estava à disposição do público com a trilha ecológica, levando informações sobre o bioma Mata Atlântica, Biodiversidade, proteção da fauna e da flora, bacias hidrográficas, cuidados com a natureza e sustentabilidade. Outra atração foram os jogos gigantes de tabuleiro e o dominó com a temática da biodiversidade, barraca de caça aos peixes, simbolizando um rio sujo, e pintura facial.

“Vamos levar para as futuras gerações o conceito de sustentabilidade e preservação dos recursos naturais, de maneira responsável”, disse o secretário Mácio Nunes. “Se nós conseguirmos isso, o Paraná voltará para vanguarda e estará à frente dos processos e dos procedimentos, inclusive dando exemplo para todo Brasil”, destacou Nunes.

SIMEPAR - Outra ação importante da secretaria durante a transferência do Governo foi a presença do Simepar, com a instalação uma estação móvel no Parque Ney Braga, com o objetivo de mostrar como funciona uma estação meteorológica e de monitoramento da qualidade da água e do ar.

TUBOS – Na Expolondrina foram entregues 8 mil metros de tubos de concreto do Programa Programa de Combate a Erosão Urbana (Proceu) para os municípios de Alvorada do Sul, Ariranha do Ivaí, Atalaia, Califórnia, Centenário do Sul, Florestópolis, Ibaiti, Itamaracá, Ivaiporã, Jacarezinho, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Primeiro de Maio, Santa Cecília do Pavão, Santa Fé, Santo Antônio do Paraíso e Sertaneja.

O Governo do Paraná, por meio do Instituto das Águas do Paraná, entregará 33.234 tubos para mais de 70 municípios que já iniciaram obras.