Agudos do Sul recebe primeira ação do Programa Criança Feliz 10/06/2019 - 09:00

O município de Agudos do Sul, localizado na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu na sexta-feira (07/06), a primeira ação do Programa Criança Feliz no Paraná, na Escola Municipal Miguel Júnior de Souza. A atividade faz parte de uma série de ações sociais que incluem o programa nos municípios.

Uma palestra sobre a prevenção da morte súbita foi o tema apresentado pelo cardiologista Francisco Pupo Neto, que faz parte do Projeto Corrente da Vida, que pretende ser agente ativo na transformação da realidade das crianças, resgatando o interesse pelo estudo, coma a participação diretamente ligada ao bom desempenho e comportamento escolar.

Também foram executadas ações praticas e orientações que podem ser decisivas em uma situação de morte súbita cardíaca infantil. Segundo o coordenador Estadual do Programa Criança Feliz, Carlos Bostelmann a importância de realizar treinamentos e capacitações com a população nos municípios é fundamental. "Esse trabalho com os profissionais de escolas públicas, dos CRAS e CREAS dos municípios e familiares, estão acontecendo para que eles tenham o conhecimento e saibam agir em situações que colocam em risco a vida das crianças".

O PROGRAMA - O Ministério da Cidadania e a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, por meio do Departamento de Assistência Social, atuam em conjunto para desenvolver ações de proteção à infância. O ponto central do Criança Feliz é a visita semanal de técnicos às casas das famílias de baixa renda para acompanhar e estimular o desenvolvimento das crianças até os três anos de idade. O programa atende também crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar. Mas, no Paraná, será estendido para a chamada segunda infância, com atendimento a crianças de até 12 anos.

Também estão previstos o acompanhamento de mães detentas e seus filhos no sistema prisional e a busca de parcerias com universidades para a inclusão de profissionais de enfermagem e de odontologia no atendimento às crianças.

ADESÃO - O município de Piên, localizado na Região Metropolitana de Curitiba, aderiu ao Programa Criança Feliz. Serão desenvolvidas ações de forma integrada entre os governos Federal, Estadual e Municipal com as políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, direitos fundamentais, que asseguram os direitos das crianças.